Em 06 de Agosto de 1971, foi sancionado o decreto Lei – de autoria do então Vereador João Maria Redig – que formaliza os atuais símbolos do Município de Cametá: a Bandeira, o Escudo e o Hino do Município.
___ Breve Histórico da Bandeira de Cametá:
A primeira bandeira municipal foi instituída pelo Conselho Municipal de Cametá no período subseqüente à Proclamação da República. Era constituída da seguinte forma:
· Um retângulo branco, com uma estrela vermelha perto do vértice do ângulo reto, paralelo ao topo do mastro que a sustiver.
Em 1971, foi criada a nova e atual bandeira de Cametá, sendo seu traço de autoria do saudoso pintor cametaense Andrelino Cota. A atual bandeira se alinha com a compilação histórica da formação do Município de Cametá. Traz a bandeira em seu traço estes símbolos:
· A Cruz dos Cruzados: Homenagem a Frei Cristovão de Lisboa, fundador da Vila Viçosa de Santa Cruz de Camutá, em 03/10/1925;
· O arco e a flecha: Representam as armas de combate dos indígenas que habitavam a região;
· Os Remos: representam o precário transporte de que se serviram para as conquistas, utilizando o braço forte do indígena cametaense;
· A Faixa Azul: representa o azul de nosso céu de um azul cobalto luminoso;
· A Faixa Branca: Simboliza a paz da conquista;
· A Faixa Verde: representa a riqueza do solo e a beleza da selva amazônica.
___ O Escudo do Município: Esse importante trabalho foi executado pelas mãos hábeis do cametaense Ivan Veloso, em 02 de Outubro de 1963, que o exibiu a 11 de Dezembro de 1963 com o intuito de ornamentar o salão de reunião do I Congresso dos Municípios da Região Tocantina, realizado em Cametá no período de 12 a 25 de Dezembro do referido ano.
O Escudo do Município era então composto pelos seguintes símbolos:
· Ao alto, lado esquerdo, representando a bandeira do município de Cametá;
· A baixo, lado esquerdo, paisagem marítima, com três peixes, representando a nossa produção pesqueira;
· Ao alto, lado direito, paisagem com o sol nascente representando nossa produção agrícola;
· A baixo, lado direito, fundo azul com cruz dourada ao centro representando nossa fé Cristã;
· Bordaduras douradas representando nossas riquezas minerais;
· Duas palmas entrelaçadas representando dois dos nossos principais produtos agrícolas (sernambi e cacau);
· Faixa branca, em baixo ao centro, com a inscrição “Município de Cametá”, tendo à esquerda sua data de fundação e à direita a data de sua elevação à categoria de cidade.
Imagem: Acervo do Museu de Cametá